quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A origem dos adesivos

Adesivos

Desde o começo da história o homem tem utilizado embalagens e adesivos para conter e transportar alimentos, líquidos e outros elementos - a principio estes não tinham uma função comunicativa-. Os primeiros adesivos para conservar substâncias alimentícias data do ano de 1700 AC. Hoje ainda se preservam registros desta época que regulamentam a conservação do alimento.

Trabalhos em adesivos

AS rótulos adesivos mantém em sua rede de relacionamento, parceiros que se convertem em fornecedores, clientes, suporte, conforme sua necessidade.

Na Idade Média, dentro do mundo feudal, pré-capitalista, criaram-se embalagens para troca, ou escambo. Os produtos eram consumidos na mesma região em que eram produzidos. Estas embalagens não possuiam adesivos ou etiquetas especificas já que não se tratava de uma sociedade de consumo e livre concorrência como a atual. As embalagens não faziam a propaganda do produto somente cumpriam função contentora.
A primeira grande mudança da história das embalagens ocorreu com a Revolução Industrial no seculo XVIII. Com a aparição das ferrovias, o barco a vapor e o desenvolvimento das fábricas começou a necessidade de transportar os produtos aos diferentes lugares. Cada vez as distâncias se ampliavam e a comunicação era cada vez mais intensa.

Entidades, feiras, e notícias sobre adesivos:

Frente ao aumento do comércio no mercado interno e das exportações aos adesivos tornaram-se mais resistentes e também surgiu a necessidade de serem diferentes, mas com o mesmo custo. O capitalismo industrial foi crescendo nos séculos seguintes até alcançar os niveis atuais de produção e circulação em um mercado fortemente globalizado e de grande concorrência. É neste momento da evolução histórica em que o desenho dos adesivos se tornaram fundamentais para distinguir e vender os produtos. Surge a figura do designer como intermediário entre consumidor e produtor.
Junto com a história dos adesivos é necessário agora considerar o desenvolvimento das etiquetas. Os fenicios foram os primeiros comerciantes e por isso foram os primeiros a usar embalagens com elas as etiquetas. Neste momento se propiciou o surgimento das gráficas. As etiquetas eram marcas feitas a mão utilizadas para distinguir os produtos.
As primeiras etiquetas impressas apareceram no século XVI na Europa. Sua origem se vincula diretamente com os fabricantes de papel que foram os que pela primeira vez utilizaram desenhos. Estes se encontravam no centro das faixas nas quais envolviam-se os papéis. O primeiro a fazer as faixas com adesivos impressos foi Bernhart em 1550.
Em 1798 dois inventos favoreceram grandemente o desenvolvimento das gráficas. Um deles foi a máquina de fazer papel inventada na França por Nicolas Louis Robert e outro foi a litografia, inventada na Bavaria por Alois Senefeldr. Graças a estes avanços tecnológicos no ano de 1830 os adesivos se utilizaram para todos os tipos de embalagens. Em 1840 se inventou a impressão em cores, fato que produziu um novo salto qualitativo na evolução gráfica. Desde então os adesivos deixaram de ter uma função meramente informativa para também chamar a atenção do público. Os fabricantes de chocolate foram os primeiros a utilizar as etiquetas/rótulos adesivos como forma de sedução, especialmente nas épocas festivas, Natal e Páscoa.
Atualmente as etiquetas e rótulos adesivos cumprem um papel chave para as vendas pois permitem atrair o público diante uma enorme variedade de produtos do mercado. Os consumidores se veem atraídos ou não por uma etiqueta/rótulo adesivos de um produto devido ao grau de identificação com ela e devido à qualidade desta sobre a concorrência.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário